segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sobre a Rede de Amigos do Baleia


(Trabalho que escrevi sobre esta rede interessantíssima)

Não é raro percebermos hospitais da rede pública enfrentando problemas de toda ordem: falta de recursos financeiros, falta de espaço, falta de equipamentos adequados aos procedimentos médicos, excesso de pacientes esperando atendimento. Por vários motivos, a administração desses hospitais opta por não aguardar as medidas estatais que, por vezes, é bastante demorada. Nesse contexto, unindo necessidade e criatividade, nasceu a rede de Amigos do Hospital da Baleia.

Criada há quase 30 anos, a Rede de Amigos do Hospital da Baleia é uma verdadeira corrente de solidariedade, que acredita e pratica valores como cidadania e humanização. Conta com vários parceiros em suas mais variadas formas, desde grandes empresas até iniciativas de grupos ou voluntários individuais. Cada um doa o que pode: dinheiro, tempo, carinho, amor...[i]

A rede se propõe como grupo de apoio ao hospital e a seus pacientes. Através de campanhas, o trabalho empreendido arrecada recursos financeiros, material hospitalar e ainda serviços de todo tipo. Além disso, a rede investe em ações de humanização voluntárias. Solidariedade, fraternidade, voluntariado, cidadania e responsabilidade social são alguns dos valores destacados pelo grupo.
FIGURA 1[ii]

A rede tem os mais variados parceiros: bancos, empresas de energia elétrica, concessionárias, mineradoras, empresas de telecomunicações, farmácias e supermercados. Os empresários tem como contrapartida sua marca no site do hospital além de “regalias” como uma mesa na noite de gala, o “Jantar dos Amigos do Baleia”. Este jantar é uma das possibilidades de interação entre os participantes mais ativos das campanhas.

Por ser uma celebração de solidariedade, o evento é sempre realizado em um ambiente de muita alegria e descontração, estimulando todos a contribuir com o desafio de manter a plenitude do funcionamento hospitalar. […] Depois do grande sucesso de suas primeiras edições, o Jantar dos Amigos do Baleia integrou-se plenamente ao calendário social de Belo Horizonte. Acreditamos que as pessoas e organizações que fazem parte do evento são aquelas que levam consigo o ideal da solidariedade e de responsabilidade social.[iii]

Chegando a contar com a presença de artistas de renome internacional, o evento parece ser destinado a empresários e maiores colaboradores. Apesar da eficácia da ação, é preciso salientar que esse caráter capitalista e estimulante à competição (quanto maior o investimento, maior a visibilidade) contrasta com os valores apregoados pelo grupo.

Há ainda o bazar da Rede de Amigos onde “funcionários e pacientes podem encontrar, a preços reduzidos, roupas de uso pessoal, de cama, mesa e banho, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e brinquedos” (Site do Hospital da Baleia[iv]). Toda a arrecadação do bazar é investida na melhoria de serviços do hospital.

Uma das mais famosas campanhas da rede é a campanha “Doe seu Troco” empreendida em parceria com a Drogaria Araújo desde janeiro de 2005. Em sete anos já foram arrecadados cerca de R$ 7.000.000 (sete milhões de reais) investidos na amplicação das CTI´s.

FIGURA 2[v]

Recentemente foi criada a rede de voluntariado digital “Amigos do Baleia”. Semelhante a outras redes sociais digitais (facebook, orkut), esta rede facilita o ingresso de novos membros na ações empreendidas pela rede além de viabilizar a circulação de informações horizontalizando as mediações. Para conhecimento (e possíveis atuações) ingressei nesta rede e logo fui recebido com uma saudação da administradora da rede, a senhorita Angelina Zanandrez[vi]. Fiz o meu perfil com todas as minhas informações pessoais, adicionei uma foto e comecei e observar o funcionamento das ações pelo site.

A campanha “O conforto de alguém com câncer está a um clique!” está aberta desde 02/05/2012 terminando no dia 31/05/2012 e visa a aquisição de três das vinte e três cadeiras apropriadas para quimioterapia que precisam ser substituídas. A meta de arrecadação é R$ 10.000,00 (dez mil reais) dos quais já foram arrecadados R$ 3.054,00 (três mil e cinquenta e quatro reais)[vii]. Há três formas de participar: fazendo uma doação em dinheiro, arrecadando doadores para a campanha ou fazendo a divulgação em redes sociais. Quando é acessada a opção de tornar-se empreendedor da campanha, são criadas metas pessoais as quais, quando cumpridas, rendem ao participante “medalhas virtuais” pelo mérito além de pontuação para o “ranking dos participantes”. Além disso, a cada ação feita o participante recebe “dádivas” (moeda virtual criada para o site) que poderão ser trocadas por produtos da rede como camisas ou agendas.

Devido ao tipo de mediação usada pela rede (virtual digital), as informações são publicadas de modo a deixar transparentes os resultados obtidos até o momento na campanha evitando suspeitas de corrupção e legitimando o trabalho empreendido. Além disso, o processo dá margem a ações difusas (SCHLITHLER, s/d) visto que os participantes são estimulados pela “concorrência do ranking” a agirem de forma autônoma. Proporcionando espaço para discussão de ideias e interação entre os participantes, a rede também acaba se tornando espaço para a diversidade, visto que qualquer pessoa pode se tornar um “Amigo do Baleia”. Só não há mais interculturalidade pelo risco de perder o foco: a imprescindível ajuda ao hospital. As demais interações culturais e trocas de experiências ficam por conta dos encontros dos “Amigos”.

REFERÊNCIAS
SCHLITHLER, Célia. Gestão de Redes Sociais. Disponível em http://www.idis.org.br/biblioteca/artigos/gestao_de_redes_celia_schlithler.pdf/view Acesso em 20/05/2012

Site do Hospital da Baleia. Disponível em www.hospitaldabaleia.org.br Acesso em 20/05/2012

Site Amigos do Baleia. Disponível em www.amigosdobaleia.org.br Acesso em 20/05/2012

Um comentário:

  1. Parabéns!!!
    Excelente texto, possibilitou melhor compreensão do trabalho realizado pela entidade, além pontuar questão polêmica “caso do jantar” de maneira não apelativa, demonstrando imparcialidade na escrita. Oportunidade para que o leitor forme SUA crítica sobre o fato.

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