sábado, 12 de maio de 2012

Sobre o próprio umbigo

"O deus deles é o próprio ventre..." (Paulo de Tarso)

Tenho ficado inevitavelmente decepcionado com atitudes de alguns "amigos" que supostamente tem uma conduta ilibada, atitude altruísta e valores inquestionáveis... Como já era de se esperar, pessoas que julgávamos nossos amigos tendo o mínimo de consideração carinho e respeito se mostraram biltres idólatras do próprio umbigo, preocupados apenas com seus próprios interesses e opiniões. Que pena. Não escrevo com revolta, antes, com profundo pesar...

Infelizmente, por trás de uma fachada de "bom samaritano", às vezes existe uma personalidade em decomposição. Morta. Vazia em si mesma.

Não quero parecer aqui hipócrita pintando o mundo de vermelho e meu rosto de branco. Não! Reconheço que enquanto seres humanos somos falhos e carentes da misericórdia do Altíssimo em nossas vidas, do contrário já estaríamos todos consumidos (torrados, esturricados). Digo que gostaria que não tentássemos parecer o que não somos. Que fôssemos honestos, sinceros. Mais autênticos.

Talvez um pouco de atenção a questões fora da nossa esfera imediata também não fariam mal. A situação das políticas públicas na cultura, por exemplo... A faculdade do pensamento crítico... O bom e velho (porém nunca antiquado) amor ao próximo. Mas não um amor ao próximo distante e frio. Um amor de atitudes que fazem alguma diferença, que constroem alguma coisa...

Enfim...

Neylson Crepalde

2 comentários:

  1. Supostamente há questões em que deveríamos voltar a nossa atenção. Mas não o fazemos por comodismo, indiferença, manias, preguiça, enfim... a Coca-Cola diz que os bons são maioria! Pura mentira... os bons no máximo são hipócritas... Enquanto uma parada gay agita milhões de pessoas pelas ruas, uma passeata de cunho político move algumas centenas... Nós queremos comida, emprego, moradia, dinheiro, segurança, biodiversidade, honestidade, saúde, solidariedade, respeito, etc., mas ainda permanecemos no sofá diante da tv ou, para ser mais moderno, diante do pc... mas eu não vou dizer "Acorde! Faça alguma coisa!"... um sujo não deve falar do mal lavado... é muito fácil fazer uma análise crítica de qq situação (é o que eu estou fazendo agora), mas demonstrar bom senso e ética através de boas ações (frase com alto teor subjetivo) não é para qualquer um. Penso que o homem é que deveria ter sugerido a esfinge: "decifra-me ou te devoro". De qq forma, inevitavelmente, ela seria devorada.

    ResponderExcluir
  2. A Coca-Cola dizer que os bons são maioria é como Clinton dizendo: "I did not have sexual relations with Monica Lewinsky!"

    ResponderExcluir