segunda-feira, 30 de abril de 2012

Boa noite a todos.

Hoje estou inaugurando este projeto de blog onde derramarei sobre a humanidade desavisada as minhas reflexões, loucuras, divagações, desabafos, etc.


Parafraseando o grande livro de Agostinho, inicio esta publicação até mesmo como uma experiência. Temos a necessidade nos comunicarmos. O ser humano foi feito para viver em sociedade. Esse é o plano afinal. "E disse Deus: não é bom que o homem viva só..." A questão é justamente COM QUEM se comunicar. Neste caso, com ninguém e com todos. Interessante...

E pensando nessa questão de ter consigo as pessoas "mais adequadas" (achei que "certas" seria muito forte) para uma comunicação efetiva, coloco-me nessa maravilhosa liberdade expressiva da internet onde minhas tagarelices não tem destinatário certo... Apenas uma vaga perspectiva platônica de compreensão... (um tanto quanto dramático não...)

O que me leva à minha primeira questão: Ter amigos X ter companheiros...

Até a próxima...

Neylson Crepalde

3 comentários:

  1. Seria honra ou providência agindo neste primeiro comentário? Bem, de qualquer forma parabéns pelo blog e sucesso! Vamos voltar ao passado? Vejamos, qual o objetivo de se viver em sociedade para o nosso ancestral troglodita? Vantagens, óbvio. Podemos enumera-las aqui: caça conjunta, proteção coletiva, procriação facilitada, dentre outras. Paralelamente a esse fato se faz necessário a utilização de uma linguagem (gestual, sonora, rupestre, etc.) como forma de interação entre os membros. Ok, a partir daí institui-se então a vida em sociedade. Mas repare que só a criamos porque inicialmente vislumbramos alguma vantagem particular. Há portanto um paradoxo: pensando no individual vivemos o coletivo. Puro egoísmo. E qual a finalidade do amor ou amizade neste contexto pré-histórico? Apenas a de manter as vantagens asseguradas. O nosso lado emocional então evoluiu de uma ação totalmente racional. Lógico que há inúmeras variáveis ao longo desse processo, mas ao meu ver essa seria a idéia central. Sobre o "ter amigos x ter companheiros" nesse sentido não importa. Ambos contribuem para a vida comum, o que assegura a existência do todo, consequentemente a existência de cada um. "All in all you're just another brick in the wall".

    PS: Perdoe-me se o ofendo citando Pink Floyd. Perdoe-me também se comentei em seu blog sem ter sido convidado. Geralmente tais pedidos de desculpas não existem entre amigos, mas pela atual falta de comunicação se fazem necessários.

    Hugo Veloso Aguiar

    ResponderExcluir
  2. A honra se faz toda minha em tão ilustre e saudosa visita...
    Achei interessantíssima a reflexão sobre a formação da vida em sociedade. Contudo,no nosso contexto contemporâneo, pergunto se a vida organizada em sociedade seria apenas uma busca egocêntrica infinita por vantagens ou, de fato, uma real necessidade do ser humano para sua vivência e bem estar?
    Concordo que a principal forma de conexão (inclusive de identidade) entre um determinado grupo de pessoas seria a linguagem. De que forma a nossa linguagem atua construtivamente e destrutivamente na construção e manutenção de nossas relações interpessoais?

    PS: Nem o tempo nem a distância podem separar os verdadeiros amigos... (com saudades!)

    ResponderExcluir
  3. Já dizia Antoine de Saint-Exupéry: "a linguagem é uma fonte de mal-entendidos". Concordo com essa afirmativa e para tanto defendo a telepatia como forma suprema de comunicação. Críticas, sugestões ou dúvidas favor entrar em contato mentalmente.

    ResponderExcluir