quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sobre Linguagem e Comunicação

Me senti instigado a pensar e pesquisar um pouco sobre a linguagem.

Visto que o homem tem uma necessidade inerente de se organizar em uma sociedade, a principal conexão entre eles seria a linguagem. O que é a linguagem?

Em seu livro "Convite à Filosofia", Marilena CHAUI cita uma declaração do linguista Hjelmslev que afirma que "a linguagem é inseparável do ser humano, segue-o em todos os seus atos" sendo "o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças  ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.” Hjelmslev diz ainda que a linguagem é "o recurso último e indispensável do homem, seu refúgio nas horas solitárias em que o espírito luta contra a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador".

Linguagem pressupõe comunicação. Diferente de expressão [inclusive, esta é uma das grandes dificuldades para aceitarmos a música entre outras artes como linguagem]. Das várias ideias e pensamentos que temos, surge uma necessidade de expressão, colocar para fora. Outra coisa é essa ideia expressa de alguma forma [texto, sons, imagens] comunicar algo a alguém e obter uma resposta ativa, dialogando com seu ouvinte ou espectador. Uma imagem, uma foto certamente é uma forma de expressão. Mas é uma forma de comunicação efetiva?

Segundo o filósofo russo Mikhail BAKHTIN, todo o enunciado, ou seja, toda unidade real de comunicação é social porque é voz de um indivíduo ou grupo inserido num contexto social. Dessa forma, qualquer enunciando dialoga com os outros enunciados existentes sobre o assunto. É uma relação de sentidos entre enunciados. Entre ENUNCIADOS, não entre textos. Da mesma forma que um texto pode conter um enunciado, uma imagem, uma obra musical podem conter enunciados que dialogam com o ouvinte ou espectador mesmo não contendo texto literário.


Como uma imagem artística poderia comunicar sabendo que apesar de não possuir signos de significância real, possui uma VOZ social, um enunciado por ser uma forma de expressão?


Em outra ocasião continuarei a busca pela compreensão do que seja linguagem...

Neylson Crepalde

PS: Amigos linguistas, estudiosos de comunicação, letras, música, artes em geral, interessados, simpatizantes e curiosos: Sintam-se à vontade para comentar!!!

Recomendo seríssimamente a leitura:

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. Disponível em http://www.fag.edu.br/professores/bau/FAG%202012/Fonoudiologia%20Filosofia/Livro%20Convite%20A%20FILOSOFIA%20CHAUI.pdf

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006. 144 p.

SEIBERT, Carla Jean. A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/AAGS-8ADFR4

3 comentários:

  1. ótimo tema.. parabéns meu amigo!! vou acompanhar sempre!! abracos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Neylson, ou Crepalde, você já leu o livro do Magnani? Abraços, Arnon.

    ResponderExcluir
  3. Olá Arnon. Conheço o livro do maestro Magnani de nome. Ainda não o li. Tem uma boa parte sobre música e linguagem? Abraços

    ResponderExcluir